Tratamento Acustico de ambientes com forro acústico Owa
fevereiro 6, 2018 vazio Nenhum comentário

O tratamento acústico de ambientes é fundamental para o sucesso de qualquer ambiente que recebe grande fluxo de pessoas, seja em ambientes de passagem ou em ambientes de permanência.

Outros aspectos arquitetônicos e de decoração que influenciam na reverberação do som são:

  • Tipo do piso;
  • Altura do pé direito;
  • Uso de cortinas ou não;
  • Tipos e tamanho de janelas;
  • Localização do imóvel;
  • entre outros.

 

Listados os aspectos que influenciam a propagação do som é importante também frisarmos a diferença entre tratamento acústico e isolamento acústico.

O isolamento acústico consiste, como próprio nome diz, no isolamento da fonte geradora do ruído ou o isolamento do ambiente onde não deve ser afetado por um determinada fonte de ruído.

O tratamento acústico do ambiente tem o objetivo de atenuar as várias fontes de ruído que são geradas dentro do ambiente.

Tratamento Acustico de ambientes com forro acústico em cafeteria

Tratamento acústico do ambiente e seus objetivos

As fontes de ruídos no ambiente podem ser muitas e variam de acordo com o ambiente em questão, e cada ambiente tem seus objetivos no tratamento acústico.

Tratamento acústico na indústria

No ambiente industrial temos além do ruído gerado pelo fluxo de pessoas, o ruído gerado por maquinas, equipamentos e ferramentas. Apesar da obrigatoriedade do uso de EPI que previne os danos a audição do trabalhador, empresas optam também por investir no tratamento acústico do ambiente na indústria para evitar a propagação e reverberação de ruídos.

Biombos defletores de som e forro acústico também podem ser aplicados no ambiente industrial afim de oferecer o conforto acústico aos trabalhadores.

Tratamento Acústico em estabelecimentos comerciais

Estabelecimentos comerciais de todos os tipos devem prever no projeto de construção os fatores de isolamento acústico (som externo) e o tratamento acústico (com ambiente).

Estabelecimentos que não investem no tratamento acústico podem ser afetados negativamente pelo ruído. As pessoas compram menos e procuram sair do ambiente, mesmo inconscientemente, para escapar do barulho.

Ambientes comerciais que preveem em seus projetos o tratamento acústico comprovadamente vendem mais e tem condições de melhorar o atendimento dos clientes e consequentemente aumentar o faturamento da empresa.

Tratamento acústico e a saúde auditiva

Outro fator importantíssimo que a combinação do tratamento acústico e do isolamento acústico proporcionam é contribuir para a saúde auditiva dos colaboradores da empresa.

A vivência diária em ambientes com alto nível de ruído pode causar algum nível de perda auditiva aos colaboradores. Obviamente que em ambientes na indústria o uso de proteção auricular é obrigatória e o funcionário pode ser advertido pelo não uso do equipamento.

Lojas, restaurantes, shopping centers e outros estabelecimentos também podem causar perda auditiva se os níveis de ruídos estiverem acima do permitido por lei e causam estresse, desorientação, irritação e perda auditiva a longo prazo.

Tratamento acústico e Isolamento acústico não são despesas e sim investimentos com retorno garantido.