O isolamento térmico para tubulação fria, segue o mesmo princípio do isolamento térmico aplicado em tubulação quente. O jogo é diminuir a perda energética e trazer lucratividade para empresa.

Além da conservação da energia (temperatura) na tubulação, o isolamento térmico atua em outro fator muito importante, que é evitar a condensação. A tubulação fria exposta e sem isolamento adequado, trabalha em temperaturas mais baixas do que as do ambiente, causando o fenômeno natural da condensação, o ar mais quente e úmido em contato com a superfície fria ou gelada forma gotículas de água que se acumulam e formam goteiras.

Material de Isolamento Térmico para Tubulação fria

Isolamento termico para tubulacao fria Armacell

A borracha elastomérica é o material mais indicado no isolamento térmico para tubulação fria e podem ser aplicados em tubulações que trabalham com temperaturas na faixa de -50ºC até 105ºC. É um isolante térmico flexível de estrutura celular fechada, caracterizado por baixa condutibilidade térmica, de alta resistência a difusão do vapor de água.

Em geral, a borracha elastomérica é utilizada em sistemas de climatização para aplicação em equipamentos e dutos de ar condicionado. Também é muito utilizada no Isolamento térmico na indústria, para aplicação em equipamentos, tubulações de água gelada e isolantes térmicos.

A borracha elastomérica está disponível nos formatos de tubos e mantas, standard ou auto-aderentes. Para aplicação, há produtos auxiliares como cinta, cola e revestimentos especiais.

A borracha elastomérica atua separando a superfície gelada do ar externo, garantindo que a temperatura do material enteja dentro do especificado e que não haja a condensação que em certos casos, pode comprometer o processo produtivo.
É importante lembrar que válvulas também devem receber o isolamento térmico adequado, pois podem se tornar pontos críticos de condensação.

Entre em contato com a Isoline do Brasil para saber mais sobre o isolamento térmico de tubulação fria, suas aplicações, manutenção ou até mesmo para o dimensionamento de área a ser isolada.