O isolamento térmico é um dos fatores de maior impacto na economia de energia, com aplicações na indústria ou construção civil. Com a evolução de materiais e técnicas de aplicação é possível melhorar e muito a eficiência energética tanto de prédios como processos produtivos na indústria.

A qualidade do isolamento térmico aplicado, depende de vários fatores, os principais são:

  1. Planejamento: Estudo e calculo correto das perdas de temperatura de equipamentos e ambientes. Quente ou frio;
  2. O Material: A escolha correta do material a ser usado. Diferentes áreas e situação exigem materiais específicos;
  3. Instalação: A mão de obra deve ser especializada para que todas as normas e procedimentos sejam executados;
  4. Manutenção: Entende-se como “Retorno do investimento” a manutenção e conservação aumenta o lucro da empresa com a conservação do isolamento térmico.

 

A eficiência energética de uma instalação industrial ou de um ambiente (residencia ou escritório), está no calculo da quantidade de energia necessária para o aquecimento ou resfriamento são necessários. A garantia de que a quantidade certa está sendo despendida está ligada diretamente ao sistema de isolamento térmico aplicado.

 

Isolamento Térmico na Economia de energia na indústria

 

Calculo Térmico na Industria – Quente

O isolamento térmico industrial é aplicado para que se possa atingir resultados satisfatórios na economia do esforço de geração de vapor ou calor para produção ou transformação de matéria prima em produto, na industria alimentícia por exemplo. o objetivo é manter a temperatura ideal dos elementos e também para a proteção humana contra queimaduras e conforto térmico do ambiente de trabalho.

Eis os parâmetros que devem ser levados em consideração para que seja feito o cálculo término em uma planta industrial para o isolamento térmico:
 

  • Temperatura na face do equipamento;
  • Temperatura média do local;
  • Umidade relativa do Ar;
  • Velocidade do Ar;
  • Tipo de revestimento que se deseja utilizar sobre o isolante;
  • Tipo de face á ser isolada (tubo, parede, teto, piso).

 
O calculo térmico vai apontar qual é material mais adequado para o isolamento térmico indicando sua densidade, espessura e a economia em WATTS ou BTUs. Com este calculo em mãos o gestor da sessão vai poder demonstrar claramente quando o seu departamento representa na economia em dinheiro no processo de produção e consequentemente na marge de lucro daquela planta industrial na venda do produto final.

A manutenção e inspeção constante do isolamento térmico garante o retorno do investimento e posteriormente o quanto aquela instalação pode trazer de lucro para a empresa e para o meio ambiente na conservação de energia.

Mantenha-se sempre atualizado com a evolução dos materiais e das técnicas de instalação e conservação do isolamento térmico na industria.