São muitos os benefícios do isolamento térmico industrial, mas vamos citar aqui 6 fatores de impacto direto para os negócios da indústria e para a eficiência na produção industrial. os materiais de isolamento térmico atuam também na melhoria do ambiente de trabalho e ajudam a indústria a se enquadrar em normas de segurança obrigatórias.

Conservação de Energia reduzindo a perda de calor

Quando corretamente instalada, os materiais de isolamento térmico industrial imediatamente reduzem a perda energética (térmica) na industria. fator fundamental na redução de custo na produção industrial.

Controle da Temperatura em ambientes e superfícies

O isolamento térmico industrial oferece proteção e conforto para os colaboradores em áreas criticas onde existe a propagação de calor no ambiente de trabalho. Paredes de fornos, caldeiras ou tubulações de água ou produtos em alta temperatura, podem ser revestidos com materiais de isolamento térmico, afim de, prevenir acidentes. Importante nestes ambientes a aplicação de projetos de ventilação industrial para a troca do ar, contribuindo para o conforto térmico.

Controle da Temperatura no processo produtivo

O isolamento térmico contribui para o controle da temperatura em processos de produção, principalmente na industria alimentícia, onde a temperatura cozimento e a sua regularidade afeta diretamente no resultado final do produto. Deve-se observar no projeto de isolamento térmico a espessura e o tipo de material a ser usado, bem como a sua proteção visando a durabilidade e o retorno do investimento em isolamento térmico industrial.

Previne a condensação em superfícies ou tubulações de baixa temperatura.

Os projetos de isolamento térmico não contemplam apenas áreas de alta temperatura como fornos  e caldeiras; as tubulações que transportam água fria, produtos em baixa temperatura ou área refrigeradas também recebem material específico. a condensação acontece quando o ar em temperatura ambiente entre em contato com a superfícies frias, a condensação gera gotas de água que podem aumentar a umidade do ar ou mesmo afetar o funcionamento de maquinas ou sistemas elétricos colocando em risco a segurança e o funcionamento de setores inteiros. O material mais recomendado neste caso é o uso da borracha elastomérica em tubos e mantas.

Redução e prevenção de danos por corrosão em equipamentos e maquinas.

O isolamento térmico industrial desempenha o papel de proteger equipamentos e maquinas na indústria expostos ao calor ou ambientes com agentes corrosivos. O uso de lá de rocha com proteção de alumínio, ou a combinação de lá de rocha com massa betuminosa  emulsionada com filers inorgânicos que formam uma camada elástica impermeável e de grande resistência química.

Controle de ruídos

O conforto dos colaboradores no ambientes de trabalho está diretamente ligados ao nível de ruído produzido por maquinas e equipamentos na linha de produção. O uso de EPI é obrigatório em ambientes com ruído intermitente ou de impacto. A aplicação correta de materiais de isolamento térmico, como a lá de rocha, pode contribuir também para a diminuição da intensidade do ruído no ambiente industrial.

 

Conservação do meio ambiente, conforto térmico, segurança e aumento da rentabilidade na indústria; o isolamento térmico industrial desempenha sem dúvida um papel importante e seu investimento tem retorno rápido na forma de mais produtividade, qualidade nos processos produtivos e bem estar dos colaboradores.