O Isolamento Térmico em casa é a melhor maneira de economizar energia, e vale cada centavo do investimento devido ao retorno rápido.

O isolamento térmico em casa  tem efeito de “envelopamento” que durante o inverno conserva o calor e no verão mantém o calor do lado de fora, melhorando o conforto e diminuindo o consumo de energia.

isolamento térmico de uma casa ou apartamento pode economizar de 45% a 55% de energia no resfriamento ou aquecimento.

isolamento térmico em casa e seus benefícios

 

Benefícios do Isolamento Térmico

  • Melhoria do conforto no imóvel durante o ano todo;
  • Redução no custo com aquecimento ou resfriamento dos ambientes em mais de 40%;
  • O retorno do investimento (ROI) com Isolamento térmico é de 6 anos;
  • Redução do consumo de energia não renováveis e diminuição da emissão de gás de efeito estufa;
  • Elimina o efeito de condensação em paredes e teto;
  • Alguns materiais usados atuam também como isolamento acústico.

 

Como funciona o Isolamento Térmico para residências:

Um imóvel sem isolamento térmico está sujeito a perdas consideráveis de calor no inverno e sofre aquecimento acima do normal durante as estações quentes.

Todos os materiais permitem a terferência de certa quantidade de calor através deles. Alguns como metais, vidros ou ar permitem que o calor passe por eles com mais facilidade.

Outros, incluindo peles de animais, lã e tecidos pesados são mais resistentes a transferência de calor e são chamados de materiais isolantes.

O termo Isolamento se refere a materiais que oferecem significativa resistência a transferência de calor. Quando estes materiais são instalados em tetos, paredes e pisos de um imóvel, a transferência ou perda de calor e minimizada.

Todavia, mesmo que tetos e paredes estejam isolados, podem ocorrer perdas de calor no inverno através de áreas grandes com janelas de vidro sem isolamento ou através de dutos de ventilação em paredes, rachaduras, frestas de portas e janelas externas sem a devida proteção.

Cortinas com babados e bandôs e protetores de corrente de ar nas janelas e portas são vitais como complemento do isolamento térmico.

O Isolamento térmico em casa também deve ser acompanhado de áreas de sombra nas janelas e ventilação adequada durante o verão, o calor pode entrar pelas janelas e ficar retido dentro do ambiente pelo isolamento térmico causando desconforto.