As espumas acústicas assim como todos os materiais usados para o tratamento acústico devem passar por testes rígidos que comprovam a resistência as chamas. A Isoline comercializa, distribui e instala toda a linha de espumas acústicas do fabricante SONEX OWA.

Em 2013 por força e consequência de fatos relacionados a incêndios em locais que usavam espumas acústicas sem especificações, o fabricante se viu obrigado a divulgar esclarecimento sobre o ensaio em laboratório de determinação das características de queima das espumas acústicas SONEX.

Esclarecimento sobre Ensaio de Determinação das Características de Queima das Espumas Acústicas SONEX

 

Espumas Acústica SONEX OWA teste de queima

Como fabricante de revestimentos acústicos queremos esclarecer que utilizamos dois diferentes tipos de espumas na produção das placas SONEX”:

1. Espuma SONEX illtec (Melamina): é a melhor alternativa quando há preocupação com Flamabilidade, pois atende aos requisitos máximos de segurança de acordo com a Norma Técnica dos Bombeiros IT10, certificada como Classe AII, devido aos resultados obtidos em dois ensaios:

a. Classe A, por não propagação de chama (Valor deÍndice de Propagação Ip=0), segundo Norma ABNTNBR 9442 – Determinação do Índice de Propagação Superficial de Chama pelo Método do Painel Radiante

b. Classe 1, por mínima emissão de fumaça durante a queima (Densidade ótica específica máxima corrigida Dm=74), segundo Norma ASTM E 662/92 -Ensaio de Determinação da Densidade Ótica Específica de Fumaça.Pela instrução técnica IT10, o material recebe Classificação AII quando apresenta Ip≤75 e Dm≤450.A espuma Sonex illtec (Melamina) é classificada como incombustível emitindo baixíssimos índices de fumaça não tóxica (conforme laudos IPT deflamabilidade e densidade ótica de fumaça), sendo o revestimento mais seguro para qualquer ambiente.

2. Espumas de poliuretano utilizadas na linha Sonex, Flexonic, Roc, possuem aditivos retardantes à chama em sua formulação, apresentando Velocidade de Queima VQ=0mm/min, conforme ensaios de laboratório segundo norma NBR9178 – FMWSS302, isto é, são auto extinguíveis (eliminando-se a fonte de calor o fogo apaga).Espumas acústica OWA SONEX

 

O que são Aditivos Retardantes à Chama?

São substâncias orgânicas ou inorgânicas incorporadas à massa da espuma durante seu processo de fabricação, que elevam a resistência ao fogo impedindo ou reduzindo a velocidade de combustão,evitando o gotejamento do material, reduzindo a densidade de fumaça ou favorecendo o cessar da chama.

Como Atuam?

Dependendo de sua composição química podem dificultar a propagação da chama, ou reagir em contato com a mesma apagando-a ou mesmo formando uma camada protetora inibindo a combustão. Método de Ensaio e Analise de Resultados – NBR 9178. Segundo a Norma NBR 9178 (baseada na norma MW SS 302), segue abaixo descrição do método para determinação das características de queima (velocidade de combustão ou velocidade de propagação da chama) em espumas flexíveis de Poliuretano (Brasil). São ensaiadas 5 amostras em dimensão padronizada.Cada amostra recebe duas marcas de referência, como parâmetro para classificar a extensão da queima.

Espumas acústicas SONEX OWA - Ensaio e Analise de Resultados – NBR 9178

Cada amostra (corpo de prova) é colocada em contato com a chama e então se inicia a contagem do tempo de queima. O tempo de queima entre as duas marcas de referência, assim como o comprimento de queima(a partir da primeira marca) são usados para obter a Velocidade de Queima.

Análise dos Resultados

O material é aprovado, ou seja, considerado autoextinguível, se a Velocidade de Queima (Vq) formenor que < 100 mm/min ou se a chama se extinguir antes de atingir a primeira marca.

Observação Importante: As espumas de poliuretano utilizadas na Linha Sonex recebem em sua massa aditivos de retardância a chama, que melhoram sua performance quanto à segurança ao fogo, reduzindo a velocidade de propagação do fogo conforme ensaios de laboratório, entretanto, os ensaios em geral não conseguem reproduzir situações reais de fogo, razão pela qual pedimos que os clientes consultem as legislações específicas de seus Municípios e Estados quanto à utilização de materiais de revestimento e produtos de acabamento na construção civil.

 

OWA Brasil Produtos Acústicos Ltda.

São Paulo, 28 de janeiro de 2013.