placa de drywall em parede de alvenaria
outubro 11, 2016 Blog, Drywall Nenhum comentário

Drywall versus alvenaria, ao contrário do que muitos pensam, um não veio substituir o outro. Sistema drywall se expande no Brasil de forma vertiginosa a medida em que as pessoas vão descobrindo as facilidades e a versatilidade do sistema construtivo em Drywall.

Apesar dos números crescentes de uso do drywall em residências no Brasil ainda são construídas primariamente de alvenaria; o sistema drywall está  mais presente no interior das casas, apartamentos e escritórios.

Mas é possível a aplicação de drywall em parede de alvenaria? As duas aplicações mais usadas na combinação de Drywall com alvenaria é no isolamento térmico ou isolamento acústico de ambientes construídos em alvenaria e também no acabamento de paredes usando as placas de drywall.

Drywall em parede de alvenaria área externa

Digamos que uma residência tenha apresentado queda de temperatura nos ambientes internos e os moradores decidem fazer o isolamento térmico das paredes. O sistema drywall pode ser a solução ideal para aplicação de uma “camada” isolante na parte externa do imóvel (perímetro):

 

Placa cimenticia Knauf AquaPanel

Placa cimenticia Knauf AQUAPANEL®

 

Recomendado o Sistema Knauf AQUAPANEL® que é desenvolvido para a construção e recuperação de fachadas e reúne todos os elementos necessários para a montagem das paredes externas de vedação: chapas cimentícias, perfis metálicos e acessórios, além das chapas de drywall e suas respectivas massas, fitas e parafusos. Entre a parede de alvenaria e placas de drywall faz-se a instalação de placa de lã de rocha que junto com o ar que fica preso entre as camadas proporciona isolamento térmico e isolamento acústico.

Drywall em parede de alvenaria área interna

O Sistema Drywall pode ser usado no lugar do tradicional “reboco” de parede e aplicado como acabamento nas paredes dos ambientes internos de casas ou apartamentos com paredes de alvenaria. Deve-se observar porém a perda de espaço interno de no mínimo 5 cm em cada parede se a aplicação for feita usando montante de alumínio. As placas de drywall podem também ser “assentadas” usando massa própria para o trabalho, aplicação fitas nas juntas, massa para juntas e finalmente camada de massa corrida e cobertura com tinta. Se o ambiente é úmido ou molhado como banheiros e vestiários, é necessário o uso de placas resistentes a umidade (RU).

aplicação de placa de drywall em parede de alvenaria