Isolamento térmico do duto de ar condicionado

Diversos estudos são feitos anualmente para dar um olhar mais técnico sobre o isolamento térmico em dutos de ar condicionado em residências e escritórios.

Os resultados são impressionantes! Os estudos mostram que vazamentos de ar e a localização da maquina de ar condicionado tem um impacto maior do que se esperava no consumo d energia da casa.

Isolamento térmico de tubulação externo

A quantidade de vazamento observada em um sistema sem isolamento térmico quando o equipamento está ligado é o dobro ou o triplo do esperado e a incidência de condensação e infiltração aumenta e consumo também entre 10 e 12%.

O estudo foi feito em 1000 residências de diferentes regiões dos Estados Unidos; os testes demonstraram que o vasamento dos dutos sem isolamento térmico é a principal causa de aumento no consumo de energia elétrica.

Os vazamentos de ar no dutos causam diferenças de pressão na casa forçando o sistema, e ainda causam a entrada de umidade pelo alicerce ou porão da casa; e pior o retorno de ar no aquecedor a gás causando graves acidentes.

Isolamento térmico duto de ar condicionado

Isolamento térmico duto de ar condicionado

Isolamento térmico melhora o consumo de energia

Outros estudos também mostram que os vazamentos nos dutos de ar condicionado reduz em 25% a eficiência da bomba do sistema de calefação.

O material mais indicado é o Isolante térmico flexível de espuma elastomérica:  Eficiente no controle de condensação e que não necessita da aplicação de barreira de vapor por ser resistente à difusão de vapor de água.

Isolamento Térmico Borracha elastomérica Armacell

Isolamento Térmico com borracha elastomérica Armacell

Isolamento térmico com espuma elastomérica

Por não desprender fibras e partículas e por não favorecer a proliferação de organismos microbiológicos, o isolante térmico de espuma elastomérica é o material que proporciona a maior segurança tanto na instalação quanto na operação de um sistema de ar condicionado, podendo inclusive ser aplicado na parte interna dos dutos para controle do nível de ruído na instalação.

  • Longa durabilidade das características técnicas;
  • Barreira de vapor incorporada – instalação rápida e limpa;
  • Reduz o risco de corrosão sob o isolamento;
  • Não desprende fibras;
  • Não contribui para proliferação de organismos microbiológicos (mofo);
  • Baixa propagação de chamas e densidade ótica da fumaça durante a queima;
  • Não desprende gases tóxicos.

Mais informações sobre aplicação e manuais técnicos sobre isolamento térmico de tubulação viste o site da Armacell

 

serviços
Isoline empresa de Campinas que atua desde 2002 no segmento de isolamento térmico, Isolamento acústico e Sistema construtivo em Drywall, tendo como grande diferencial uma equipe de profissionais especializados nos produtos, treinados e experientes, capazes de oferecer soluções inteligentes, econômicas e confiáveis.
Leia mais
produtos
A ISOLINE Sistemas Termo Acústicos atua desde 2002 no segmento de Isolamento térmico, Isolamento acústico e construtivo em gesso acartonado Sistema Drywall.
Leia mais

clientens atendidos