Drywall e o barulho em apartamento

Barulho em apartamento é com certeza um tema “espinhoso” e que causa muita polêmica entre condôminos do edifício e exige paciência dos síndicos e empresas administradoras de condomínio. Uma intervenção de larga escala em TODAS as unidades de apartamentos não é tarefa fácil de se aprovar em assembléia devido aos custos envolvidos e os transtornos das obras para as famílias. Fomos buscar uma dica interessante na Associação Brasileira do Drywall, que hoje concentra a maior biblioteca sobre drywall e suas propriedades acústicas, construtivas e de isolamento térmico.

Meu apartamento é muito barulhento. O drywall pode solucionar esse problema?Em um apartamento, o som é transmitido pelo ar ou pela estrutura. As soluções diferem em cada caso. O som aéreo, como o nome diz, é transmitido pelo ar. Entra no ambiente ou sai deste pelas portas e janelas e através das paredes, sejam ruídos externos, sejam gerados internamente, em corredores, saguões e apartamentos vizinhos.

Barulho em apartamento - solução com Drywall

Para isolar o som transmitido através das paredes, podem ser utilizados revestimentos com drywall, que são mais eficazes quando montados sobre uma estrutura auxiliar e receberem lã mineral (de rocha ou de vidro) em seu interior. Porém, para completar, é necessário usar portas mais densas, bem vedadas em seu perímetro, e esquadrias e janelas específicas para isolar a passagem do som. Quanto ao som transmitido pela estrutura, a vibração sonora é sentida no prédio inteiro. Percorre pilares, vigas e lajes e “invade” os ambientes. Uma furadeira acionada no primeiro andar pode ser ouvida no último como se estivesse muito próxima, o mesmo ocorrendo com elevadores e válvulas de descarga. Isso também acontece em menor escala com saltos de sapato batendo no piso do andar superior. Revestimentos de paredes e forros rebaixados com drywall, mesmo com lã mineral em seu interior, podem atenuar o problema, mas não o resolverão por completo.
Por isso, antes de adotar uma solução, recomendamos que seja feita uma análise criteriosa, com o auxílio de um especialista na área, dos diferentes ruídos que causam incômodo e de como são transmitidos. A partir disso, será possível definir o conjunto de medidas necessárias para promover o desejado conforto acústico em sua residência.

Saiba mais sobre os materiais usados no sistema construtivo em drywall e consulte a visita de um especialista.

serviços
Isoline empresa de Campinas que atua desde 2002 no segmento de isolamento térmico, Isolamento acústico e Sistema construtivo em Drywall, tendo como grande diferencial uma equipe de profissionais especializados nos produtos, treinados e experientes, capazes de oferecer soluções inteligentes, econômicas e confiáveis.
Leia mais
produtos
A ISOLINE Sistemas Termo Acústicos atua desde 2002 no segmento de Isolamento térmico, Isolamento acústico e construtivo em gesso acartonado Sistema Drywall.
Leia mais

clientens atendidos